Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. As varizes aparecem mais comumente nas pernas, porém podem ocorrer em outras partes do corpo.
Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo. As varizes aparecem com mais frequencia nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.
A genética tem influencia no aparecimento de varizes, além disso pessoas do sexo feminino e de mais de 30 anos de idade são mais susceptíveis. Também há maior propensão de desenvolvimento de varizes durante a gravidez. O uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal podem aumentar a probabilidade de varizes. Outros fatores que contribuem para o aparecimento de varizes são: obesidade, sedentarismo e tabagismo.
O tratamento de micro-varizes é feito pela escleroterapia (secar as varizes). Já no caso de varizes maiores a cirurgia é indicada. Porém, pessoas com varizes geralmente precisam apenas de medidas de cuidados próprios, como fazer certos exercícios para pernas, usar meias de compressão e evitar ficar em pé ou sentadas por muito tempo.
Veja o vídeo no youtube com Dr. Romualdo Maffra Júnior, cirurgião vascular especializado no tratamento de varizes - TV Assembléia.
http://www.youtube.com/watch?v=oPD9r8fFrfI&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário