12 de agosto de 2010

Doença auto-imune

 Antes de começarmos pela doença, vamos primeiro a pergunta: o que é o Sistema Imune?
 É um complexo sistema de defesa contra invasões externas, capaz de reconhecer praticamente qualquer tipo de invasão ou agressão ao nosso corpo. O difícil mesmo, é saber distinguir entre o que é danoso para nosso organismo, o que faz parte do nosso próprio corpo (células, tecidos e órgãos) e o que não nos pertence.
 O corpo é capaz de lembrar de todas as substâncias, organismos ou proteínas estranhas que já entraram em contato conosco desde o nascimento em diante, chamados aqui então de antígenos, que é qualquer partícula que possa desencadear uma resposta imune. Isso é realmente incrível, pensar que nosso organismo produz memória.
 O contato com os antígenos, desde o nosso nascimento, já é muito importante para que o corpo crie memória contra aquilo que esta entrando de estranho e possa organizar um extenso arquivo de todos o fatores a que fomos expostos durante nossas vidas, uma extensa biblioteca, e nos fortacela ainda mais contra alguns organismo que nos expomos com mais frequencia, como a gripe, resfriados, alimentos e muitos outros.
 Assim, a Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta de respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismos. Qualquer doença que origine esse tipo de resposta é chamada de doença auto-imune.
 Alguns exemplos mais conhecidos são: diabete mellitus tipo I, lúpus eritrematoso sistêmico, Síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, Doença de Graves e artrite reumatoíde.
 Cada doença deve ser acompanhada e tratada, com os cuidados específicos de cada uma delas, pelo seu médico.
 Vá à um médico e verifique sua saúde. Qualquer doença tratada precocemente, trás bons resultados, melhora nos tratamentos e rapidez na cura, sem deixar que agrave ainda mais a doença.

Ficheiro:Lupus facial rash.jpg  lúpus eritrematosoFicheiro:Arthrite rhumatoide.jpg artrite reumatóide
  tireoidite de Hashimoto              
 síndrome de  Graves
 síndrome sjögren

Nenhum comentário:

Postar um comentário